Plant
Based

A alimentação do futuro já chegou


A dieta a base de plantas é uma linha de alimentação que prioriza os alimentos de origem vegetal, podendo eliminar ou simplesmente reduzir o uso de produtos de origem animal.

O universo de consumidores está cada vez mais segmentado. Hoje, entre os onívoros, vegetarianos e veganos encontramos um novo consumidor: o flexitariano.

Este conceito refere-se aos que, em sua dieta, reduzem, mas não eliminam, o consumo de produtos de origem animal e os substituem por produtos de origem vegetal. De acordo com a pesquisa de Saúde e Nutrição da consultoria Euromonitor Internacional, 22% dos consumidores latinos querem reduzir o consumo de carne enquanto 4% são vegetarianos e 3% veganos. Ou seja, o consumo de carne da dieta é reduzido, mas não eliminado. Algo similar acontece com os lácteos, onde os consumidores buscam substituir leite, iogurtes, queijos, sorvetes e outros derivados, por alimentos 100% de origem vegetal. A alimentação com produtos de origem vegetal está presente

em todas as categorias da indústria de alimentos e bebidas e é a tendencia que mais cresceu desde 2018. Chegou para ficar nas preferencias de um grande número de consumidores que querem reduzir, mas não necessariamente eliminar da sua dieta os produtos de origem animal. A previsão é de que o mercado de ingredientes vegetais deve crescer 15% nos próximos 5 anos, uma transformação que foi acelerada pela atual pandemia de Covid-19. Segundo o Observatório de Tendencias da pesquisadora de mercado Trendsity, se estima que as vendas de produtos à base de substitutos de carne aumentaram 264% em poucas semanas durante a quarentena. Um dos principais fundamentos para essa tendencia é o cuidado com a saúde, mas também se destaca o reduzido impacto ambiental que gera a produção de proteínas vegetais ou alternativas, e seus benefícios para o bem-estar animal e para a sustentabilidade.

Com experiencia e paixão, no Grupo Saporiti trabalhamos para criar alternativas mais saudáveis e saborosas para os mercados dos alimentos plant based.

Plant Based:
a resposta da indústria

Diante desse novo consumidor flexitariano, a indústria alimentícia tem um novo desafio: desenvolver alimentos que ofereçam o mesmo prazer que o original, substituindo ingredientes de origem animal por ingredientes de origem vegetal. A resposta a essa necessidade chega com os produtos Plant Based, que rigorosamente falando, são aqueles a base de matérias primas vegetais, mas de acordo a tendencia mundial essa denominação é usada para as soluções que buscam reproduzir um produto de origem animal usando exclusivamente fontes vegetais.

Com a chegada do Plant Based, surgem novas categorias na indústria alimentícia que são os alternativos lácteos e os análogos da carne. Assim como a substituição de todos os alimentos de origem animal como o ovo, leite, proteínas animais, gorduras, etc. de diversos alimentos e bebidas. Diante destas categorias, é necessário encontrar fontes alternativas de proteína animal no mundo vegetal, enfrentando barreiras importantes como sabores amargos e intensos, texturas arenosas, funcionalidade e características nutricionais. Para vencer esse desafio, no Grupo Saporiti trabalhamos em inovação e desenvolvimento de ingredientes e processos que conseguem reproduzir as características sensoriais do produto original, como sabor, textura, cor e aporte nutricional.

Nossas Soluções

CÁRNEOS

No Grupo Saporiti desenvolvemos soluções de textura para produtos análogos de carne à base de plantas.

LÁCTEOS

No Grupo Saporiti desenvolvemos soluções para a estabilização de lácteos à base de plantas.

FORNEÁVEIS

No Grupo Saporiti desenvolvemos soluções para substituição do ovo em forneáveis em geral à base de plantas.

SORVETES

No Grupo Saporiti desenvolvemos soluções de textura e estabilização de sorvetes à base de plantas.